Fab Charter

Regras de Funcionamento do FABLAB

(Fab Charter)

 

Missão: os Fablabs pertencem a uma rede global de laboratórios locais, oferecendo as condições ideais para fomentar o espírito de inovação e criatividade, ao disponibilizar o acesso a ferramentas para fabricação digital.

 

Acesso: o Fablab pode ser utilizado para criar praticamente qualquer coisa (desde que não haja intenção de ferir alguém); cada um deve aprender fazendo por si, partilhando o mesmo espaço com outros projectos e outros utilizadores.

 

Aprendizagem: o processo de aprendizagem no Fablab baseia-se na realização de projectos e na troca de experiências; neste contexto de partilha cada um deve contribuir com documentação e tutoriais.

 

Responsabilidade: As pessoas são responsáveis por:

 

Segurança: saber trabalhar sem colocar em risco pessoas ou equipamentos;

Limpeza: deixar o laboratório mais limpo do que estava;

Operações: cooperar com operações de manutenção e de reparação, reportando qualquer necessidade detectada a nível de ferramentas, consumíveis, e incidentes.

 

Confidencialidade: os projectos e processos desenvolvidos nos Fablabs deverão ser disponibilizados à comunidade acautelando-se, sempre que desejado, a protecção da sua propriedade intelectual.

 

Negócio: podem ser criadas actividades comerciais a partir do Fablab mas não devem conflituar com o livre acesso deste. Essas actividades devem crescer para além do Fablab e é expectável que os inventores e rede de Fablabs que contribuíram para o seu sucesso beneficiem com isso.

 


Última actualização: 24/01/2011