Apresentação do FabLab EDP

A EDP, através da Labelec e da EDP Inovação, veio trazer o conceito FabLab para Portugal.

Foi recentemente aprovada a criação de um Fablab EDP, nas instalações da Labelec, em Sacavém, com um espaço autónomo para o efeito. Poderá ser um dos primeiros a abrir no país, mas pretende-se que venha integrar uma rede nacional de outros laboratórios que possam vir a ser criados e fomentar a troca de experiências com os existentes em vários países do mundo.

 

 

Neste espaço pretende-se dar condições propícias ao processo da criatividade, promover a cidadania participativa e o empreendedorismo, onde a inovação estará presente nas invenções geradas no seio do Fablab EDP, podendo inclusive dar lugar a projectos com perspectivas de viabilização económica.

O Fablab EDP é um projecto dirigido para os colaboradores EDP,  Universidade EDP, comunidade científica, inventores, estudantes, PME e comunidade em geral, oferecendo a possibilidade de transformar as suas ideias em produtos concretos. 

 

 

Existe uma equipa para prestar apoio aos utilizadores, na utilização das máquinas e concepção de protótipos. Haverá dias de funcionamento de "laboratório aberto", garantindo o acesso gratuito às máquinas e ao espaço Fablab. Estão também previstos dias específicos para a reserva das máquinas e/ou do espaço, permitindo o desenvolvimento de projectos com total liberdade, sem constrangimentos de partilha com outros utilizadores.

Faça o download do estudo de benchmarking internacional sobre o funcionamento dos Fablabs que efectuámos quando iniciámos este projecto!

 

 


Última actualização: 03/08/2011